sábado, 31 de março de 2018

PAPA NEGRO


          De todos os animais da terra ninguém é mais dado ao sobrenatural, que o homem. Talvez pelo fato de arguir com o desconhecido, com o amanhã não decifrado.
        O ontem é de relativo entendimento, com o tempo acabamos por compreendê-lo ou nos damos o benefício da dúvida. Mas o porvir?...
            É neste contexto de ambiguidades meus caros, que me deparo com profecias. Não sei se já notaram, mas eles se expressam (os profetas) por parábolas, paráfrases e metáforas. Não consigo entendê-los. Meu raciocínio entra num emaranhado, me perco, é uma lógica perversa. Daí vem o desespero e a incontinência verbal, ora escrita.
      Dia desses deparei-me com uma dessas profecias apocalípticas e é esta que quero compartilhar com vocês, bem ao gosto duma catástrofe anunciada. Não que eu queira instituir o pânico!
          Sim, ela teve início no século XII, é quase tão velha quanto andar pra frente, estas são as piores, me dão medo. Foi o Bispo Malaquias, da Irlanda do Norte (depois virou santo - São Malaquias). Previu em uma viagem à cidade eterna, que a partir daquele momento a Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR) teria 111 Papas "normais", digamos assim, dentro do combinado, e o 112º representaria o fim dos tempos. Não quero alarmar, não é do meu feitio, mas este, é o atual...valha-nos Oxalá!
          Nostradamus, alquimista do século XVI, proferiu: - "Rei Negro, último no trono do Vaticano antes do mundo sucumbir ao apocalipse (doenças letais, pragas, catástrofes, guerras). Não esqueçam que o Vaticano é uma monarquia, portanto o Papa é Rei. Estaria se referindo ao atual?
         Em 1527 o Monge de Pádua deixou um recado. O último Papa viria de terra distante para encontrar tribulação e morte. Meu Negrinho do Pastoreio, valei-nos!
           Bem, prosseguindo a conversa. Em 1534 por interseção do Papa Paulo III, Ignácio de Loyola (que depois virou santo) criou a Cia de Jesus, conhecida pelo codinome de, Jesuítas. Nas entrelinhas da história, os Jesuítas compõem uma ordem militar, despótica e ditatorial cujo objetivo é o poder. Tanto que suas ações são, ora em favor, ora contrárias a Igreja. Meu Jesus, vá entender!
          Desde sua criação, o Superior da Ordem Jesuítica, cujo cargo é vitalício, veste batina ou terno na cor preta. Por esta razão é conhecido nos corredores da instituição, desde sempre, como - o Papa Negro - cujo poder, dizem, é correlato.
          Pe Vieira parlamentava veementemente contra os pregadores do paço - palácio - aqueles que pregam à luz de interesses e no conforto. No Sermão da Sexagésima, defendia o ideal de que os Jesuítas são sacerdotes do passo, da estrada, da missão, debaixo do mau tempo - rivalizando - se é que me entendem? Salve Jorge!
          Passados 479 anos da criação desta ordem, chega a Roma, Jorge Mário Bertóglio, Arcebispo de Buenos Aires. O primeiro Papa na história da ICAR a pertencer a Cia de Jesus.
          - Uma ideia percorreu minha espinha, fiquei arrepiado. Imagine você caro leitor, se o papa fosse brasileiro? Seríamos amaldiçoados, porque desgraça pouca é bobagem, te garanto, a profecia já era uma calamidade. Valei-nos São Benedito!
            Olhando agora com mais atenção, não sei se o Salve Jorge ficou num bom lugar?
         Saiba você que o Bispo de Roma veste branco. O atual Papa é Jesuíta e é subalterno ao Papa Negro e não o contrário...minha mãe Oyá, será que estou entendendo esta profecia?
            Sei que após o - Habemos Papa - o já Francisco, em conotação ambígua fez uma referência desconcertante: "Foram quase ao fim do mundo (???percebem???) para buscar o Papa". Que Alah jogue sobre nós seu manto!
           E vou mais longe, pois eu rio na cara da perigo ... Profecia minha - " Chicão será escolhido por sua ordem como o General Supremo, unificando o papado que se tornará então, Bicolor".
        Guerras, pestes, catástrofes, fome, inflação, desemprego, corrupção. Esta é a nossa realidade, não vejo nada de novo, porém, o futuro é que me agonia! Valei-nos Nossa Senhora Aparecida!
           Não sei se perceberam, mas na profecia o Papa não é negro na tez, mas, no tecido. Só pra constar!
            Misericórdia nossa santinha mestiça Maria Pequena!
            Quem viver, verá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário